28/02
Questões sobre a Idade Média
1. Sobre a o sistema político-econômico na Idade Média (século V ao XV) é correto afirmar que:
A - Havia democracia na Idade Média, pois todos podiam escolher os reis e senhores feudais.
B - O poder político e econômico estava todo concentrado nas mãos do clero católico, principalmente dos padres e monges.
C - O poder era centralizado na figura do senhor feudal que, além do poder político, possuia os poderes econômico e jurídico.
D - Com a formação das monarquias nacionais europeias na Idade Média, todo poder ficou concentrado nas mãos dos monarcas (reis), sendo que os senhores feudais ficaram sem nenhum poder nesta época.
__________________________________
2. Qual das alternativas abaixo aponta apenas os principais impostos e taxas que os servos deviam aos senhores feudais na Idade Média?
A - Dízimo (10% da produção), corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal) e imposto sobre uso da água e esgoto.
B - Dízimo (10% da produção), imposto sobre o uso de armas dos cavaleiros e imposto e taxa pela circulação e uso de moedas.
C - Imposto sobre a venda e compra de todas as mercadorias, imposto sobre os animais abatidos, imposto sobre o nascimento de filhos.
D - Corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção) e banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).
__________________________________
3. Sobre a economia medieval é correto afirmar que:
A - As moedas eram muito utilizadas, o artesanato era a base da economia medieval e as riquezas eram bem distribuídas entre todos os habitantes.
B - A base era a agricultura, prevalecia o sistema de trocas de mercadorias (as moedas eram pouco utilizadas) e as relações comerciais com outras regiões e feudos era pequena.
C - A pecuária era a base da economia, as terras tinham pouco valor econômico e não todos os integrantes da sociedade eram isentos de impostos.
D - O artesanato era a base da economia, os servos recebiam salários dos senhores feudais e as terras estavam concentradas totalmente nas mãos da Igreja Católica.
__________________________________
4. Qual das alternativas abaixo aponta características da religião na Idade Média?
A - Várias igrejas cristãs e protestantes atuavam na Europa Medieval.
B - A Igreja Católica dominava na Europa Medieval, controlando a produção cultural e tendo grande influência sobre a vida espiritual das pessoas.
C - As pessoas não davam importância à religião na Idade Média, sendo que grande parte da população era composta por ateus.
D - Embora monopolizasse a vida religiosa na Idade Média, a Igreja Católica era muito aberta aos avanços científicos e manifestações culturais diversas.
__________________________________
5. Sobre a arte na Idade Média é correto afirmar que:
A - Na pintura, os temas religiosos predominaram, fruto da influência da Igreja Católica. Na arquitetura, prevaleceram dois estilos: românico e gótico.
B - Busca da perfeição estética e enfoque nos temas mitológicos foram duas importantes características da arte medieval.
C - A arte medieval recebeu grande influência da arte egípcia, sendo que o principal pintor medieval foi Leonardo da Vinci.
D - A pintura rupestre foi a principal característica da arte na Idade Média.
(FGV 2008) "A palavra 'servo' vem de 'servus' (latim), que significa 'escravo'. No período medieval, esse termo adquiriu um novo sentido, passando a designar a categoria social dos homens não livres, ou seja, dependentes de um senhor. (...) A condição servil era marcada por um conjunto de direitos senhoriais ou, do ponto de vista dos servos, de obrigações servis". (Luiz Koshiba, "História: origens, estruturas e processos")
Assinale a alternativa que caracterize corretamente uma dessas obrigações servis:
.
……………A Civilização Romana foi de extrema importância, principalmente para o mundo ocidental, onde mais influenciou. A herança deixada pelos romanos ultrapassa os campos da literatura, arquitetura e direito, e mostra como uma pequena aldeia foi capaz de se tornar um grande Império admirado e respeitado até os dias de hoje.
……………Roma
……………Após a crise que afetou a República devido o grande número de escravos e o desequilíbrio social, Roma conheceu um de seus maiores governantes: Julio César. Julio Césarinstaurou uma série de reformas a República e foi de suma importância na fase de transição para o Império.
.
.
……………Seu sucessor Augusto
……………
……………Somente no governo de Constantino que foram permitidos os cultos cristãos sendo que mais tarde o cristianismo se tornaria a religião oficial de Roma.
.
.
……………O declínio do Império Romano se iniciou no Baixo Império, quando uma crise econômica e militar obrigou a região a ser dividida em dois, surgiram então o Império do Oriente e o Império do Ocidente.
……………A parte Oriental de manteve por alguns séculos, mas não podemos dizer o mesmo da parte Ocidental, onde a grande extensão territorial e a corrupção fez com que perdesse o controle sobre as fronteiras e acabasse sendo invadido por bárbaros. A intensidade e a frequência dessas invasões levou ao fim do Império Romano do Ocidente por volta do ano de 470.
……………Mesmo nos dias de hoje podemos compreender quais os fatores que levaram a ascensão do Império Romano e ao seu declínio. O investimento em armamento e em infraestrutura militar ajudou o povo romano a expandir o seu território e garantir sua hegemonia. Foi justamente a sua fragmentação que o levou a decadência da parte Ocidente já que gerou instabilidade e reduziu as condições de defesa a invasões
não esqueçam voces vão pecisar do texto
São as mais antigas civilizações da história, que surgem entre 4000 a.C. e 2000 a.C., às margens dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia), Jordão (Palestina), Nilo (Egito) , Amarelo (China) , Indo e Ganges (nos atuais Paquistão e Índia) . A maioria desenvolve-se no chamado Crescente Fértil, região propícia para o cultivo que vai do rio Nilo até o golfo Pérsico. Algumas sociedades, porém, que aparecem posteriormente e não contam com o poder fertilizador de grandes rios vivem de atividades pastoris do comércio (fenícios, cretenses) e de conquistas militares (assírios, hititas e persas).
Possuem características comuns, como a escrita, a arquitetura monumental, a agricultura extensiva, a domesticação de animais, a metalurgia, a escultura, a pintura em cerâmica, a divisão da sociedade em classes e a religião organizada.
De modo geral, a forma de governo da maioria das sociedades é a Monarquia teocrática e hereditária, as instituições monárquicas do Egito e da Mesopotâmia - representadas respectivamente pelo faraó e pelo patesi - influenciam os chefes de Estado das demais civilizações. Num primeiro momento, estabelecem-se politicamente em cidades-estados. Posteriormente, por meio de guerras, constroem Impérios como o Babilônico, o Persa e o Assírio.
A religião é politeísta e o deus Sol, um dos mais importantes. As exceções são os hebreus, único povo monoteísta da Antiguidade, e os persas, que acreditam na existência de duas forças divinas - o bem e o mal. A arte também recebe uma forte influência religiosa e tem como temas mais constantes as divindades, os reis, as batalhas e os aspectos da vida cotidiana. A arquitetura é monumental, com edifícios religiosos e governamentais de grande porte. Essas civilizações deixam importantes contribuições, como o alfabeto, a Bíblia, as pirâmides, as técnicas de irrigação, os conhecimentos de astronomia, de astrologia, os sistemas de pesos e medidas e os calendários lunares e solares.
As principais civilizações são a suméria, a acadiana, a babilônica, a assíria, a egípcia, a fenícia e a persa. Apesar de estar no Ocidente, os cretenses têm características comuns aos outros povos da Antiguidade orienta